terça-feira, 14 de abril de 2009

Velha roupa colorida

















Talvez o fato de estar saindo da universidade, vem me fazendo pensar na vida com uma frequência assustadora. Então cheguei em casa, dei uma olhada nas minhas fotos e pensei nas coisas que fiz ou deixei de fazer, nas pessoas com quem me envolvi, se levei e o que levei de cada uma, se a vida poderia ter sido melhor ou pior, se fiz alguma coisa que pudesse me orgulhar...

E o mais engraçado, analisando minha vida, tive vontade de rir e chorar(ao mesmo tempo). Até acho que quando nasci, um anjo veio e disse: Vai Iúna, só viver a vida! -parafraseando Drummond.

Tenho um nome complicado, o Iúna(Águas Pardas em tupi) é fruto talvez de uma louca alucinação de meu pai e o Gabriella nasceu do gosto de minha vó pela novela Gabriela cravo e canela.

Olhando minhas fotos, tive sensações de perda, alegria, um misto de sensações, era como se eu voltasse por alguns instantes pra aqueles instantes que foram amarrados na fotografia. Era uma espécie de efeito borboleta, de transe , me reconhecer em rostos e corpos menores que o de hoje foi como entrar em nirvana.

E me vi pequenininha, aos quinze, aos dezoito, aos vinte e dois, e tive vontade de voltar a querer ser: paquita da xuxa, power ranger, vontade de voltar a minha primeira e única aula de judô, aos bons tempos de natação, tempos de volêi, a minha vontade de montar uma banda, aos meus tempos de viver em beira de calçada, a minhas fugas frustradas de casa, a velha vida de amigos-escola-amigos-educação fisica, vida de festas bregas, carnavais, saidas com carros cheios, reuniões em familia....

Vontade de ser eu de novo em cada fase da vida por qual passei. Cada uma com suas especificidades, suas imperfeições, suas histórias, suas pessoas. Em cada uma das minhas fotos, estava eu, com a mesma cara de sempre, ou melhor, com a mesma cara de todas as fotos.


E vi, e me vi, melhor dizendo. E senti saudades das pessoas, de todas que passaram por minha vida.

"O passado é uma roupa que não nos serve mais" -Belchior



Iúna Gabriella Paiva

Nenhum comentário: